Oooooi! Tudo bem? Que tal falarmos hoje de uma curiosidade? Se é que podemos chamar isso de curiosidade, claro, mas o assunto são as voltas que o mundo da decoração (ou de qualquer outra coisa consumível, ou seja, a moda em geral) dá. Vou comentar e você vai perceber do que estou falando.
Você se lembra da época em que usar Papel de Parede era considerado brega? E os azulejos estampados que eram considerados super fora de moda? Sem falar em coisas como Cimento Queimado, Sofás estampados ou Geladeira vermelha rsrs Quem se lembra? (usar geladeira vermelha era o cúmulo do brega rs)
Neste momento, por exemplo, o que vemos no mundo da decoração por toda a internet brasileira? O estilo Escandinavo super clean que tomou conta de tudo; é claro que não podemos generalizar totalmente, pois também temos os pisos cerâmicos e revestimentos estampados, temos o Veludo como revestimento e as Estampas por toda parte. Você notou? Mas sabe o que vai aconteceder logo, logo? (na verade tudo vive mudando) Tudo vai mudar e a "moda" vai ser outra. Pode ser que este "logo" a que eu me refira demore alguns anos, mas que vai mudar, isso vai. Tudo tem uma razão muito clara e se chama MODA. Vou explicar o que é rs
Como Consultora de Estilo, sempre gosto de observar além da superfície, ou seja, gosto de perceberas "engrenagens" das coisas, gosto de ver ou antever o que vai acontecer, pois o que já está no mercado é "passado" para as indústrias ditadoras de tendências e é o consumo, o vai-e-vem, o ciclo que se completa e se renova que faz as coisas se tornarem "atuais" ou "demodé". Por que? Para serem vendidas, consumidas, para que nós tenhamos vontade de "jogar fora o que é velho" e comprar o novo, o atual, o que é moda. Existe uma linha de pesquisa em Estilo que considera que a Moda de Vestimenta segue o Yin-Yang, que pode ser mais ou menos (bem mais ou menos) descrito como "masculino-feminino". Se você observar bem, se você quiser prestar atenção, verá que faz sentido. Em Decoração, as mudanças são mais demoradas, mas existem. Considero o Estilo mais em voga autalmente no Brasil como sendo Yin, masculino, "cru", natural, descomplicado, bem a cara da decor nórdica, do estilo industrial, do cimento queimado, das instalações elétricas e hidráulicas aparentes, etc. Quando será que volta o Yang, mais delicado, feminino, atraente, cheio de detalhes confortáveis e até frufrus? Talvez o uso do Veludo seja um indício; talvez o uso das estampas seja um indício, talvez eu esteja "VIAJANDO NA MAIONESE" kkkkkkkk mas fica a dica para quem gosta de observar.
Aqui estão 2 exemplos e ambos são estrangeiros. O primeiro você vai reconhecer porque é o que temos mais visto no Brasil e o segundo é visto em alguns lugares do nosso país como no Sul, no Nordeste ou regiões mais "rurais".
Você prefere qual estilo? O Yin?
fotos: Boho Studio
Ou você prefere algo mais Yang? (outro exemplo estrangeiro)
Fotos: revista El Mueble
Obrigada por você visitar o Achados de Decoração!