DECORAR é algo mágico, uma construção, já disse, né? A gente vai colocando as peças em seus devidos lugares e tudo vai praticamente "florescendo", como um belo jardim. Há quem goste de paredes lisas, sem adornos, mas como eu AMO QUADROS de paixão, teria uma Galeria de Arte com facilidade hehe e quase fiz especialização em Curadoria de Museus - de tanto que gosto, imagina como adoro decorar usando essas fofuras, os quadros!? Existem infinitas formas de usá-los, mas coloquei alguns exemplos com truques (e os porquês) para vocês se inspirarem, ok? Divirtam-se!
Se você tem muitos quadros para expor, que tal fazer uma composição enfileirada assim, apoiada na parede. Vejam que os quadros são pequenos e o móvel é bem comprido, daí que muitos deles reunidos trouxe equilíbrio à composição
Repetição de tema é algo que sempre traz harmonia visual. Um tema repetido nos 3 quadros abaixo deixa um sensação de equilíbrio que muita gente gosta, mas notem uma coisa importante: o contraste de tons mesmo claros: branco x off white
Uma opção de uso de quadros é colocá-lo sobre o papel de parede. Aqui, a composição em branco e preto é arrojada, criativa, mas muito elegante, não acham?
Proporção é muito importante numa composição de quadros. Neste caso aqui, como o sofá é bem comprido e grande, os quadros são também bem grandes e caberia até mais um ali
Esta é uma forma linda, criativa e extremamente prática de colocar quadros na parede que são de tamanhos diferentes. Você pode alinhá-los todos por cima, usando uma linha imaginária, ou por baixo. Gostam?
O uso de quadros enfileirados na vertical é fantástico para espaços estreitos. Nesta foto, vejam que linda composição
Esta composição é muito interessante. O primeiro quadro, que está na parede, já seria suficiente, mas o toque de cor do quadro menor recostado sobre ele, ficou lindíssimo. Notem a diferença de tons, que é muito importante: parede creme, moldura dourada, moldura branca. O contraste ficou lindo.
Uma grande tela também pode ser encostada na parede. Neste caso aqui, por exemplo, como a tela é alta, comprida e bem mais estreita que o sofá, optou-se por colocá-lo num dos lados - que é um truque para quando se tem desproporção muito grande entre o quadro e o móvel, ou seja, localizá-lo numa das extremidades, assim, o olhar de quem chega é desviado e tira-se a atenção da diferença da tamanhos.
Para encostar na parede e formar uma composição, use um modelo principal, grande, e acrescente outros de tamanhos variados. Você pode espalhar pelo móvel, dando equilíbrio ao tamanho dele, ou pode fazer tudo num dos cantos, caso a composição seja bem menor que o comprimento do móvel.
fotos cortesia: elementsofstyleblog.com - bjurfors.se - styleathome.com - housetohome.co.uk