Olá! Tudo bem com você? Obrigada pela visita ao blog! E este post é dedicado especialmente a duas coisas: Quarto de Casal decorado em Cinza e as Combinações possíveis e lindas que podemos fazer. Já pensou em usar o cinza e ficou um pouco em dúvida sobre a praticidade desse tom neutro? Agora você vai entender tudo e vai poder ficar à vontade para pintar paredes, usar tecidos, tapetes, objetos decorativos e o que você quiser de forma segura e linda. Vamos começar?
Eu amo cores desde sempre e aprender a entendê-las foi a coisa mais gostosa que eu já fiz por mim; Cor é um elemento quase mágico que só se manifesta com a presença da Luz e o mais interessante é que afeta cada pessoa de uma determinada forma. Sempre que usamos qualquer cor e tom na decoração, temos que pensar em vários aspectos; temos a influência psicológica pessoal que ela nos oferece, temos a influência cultural, temos a influência física e tem outras coisas como a moda, por exemplo, porque às vezes uma cor vem com tudo para ser usada no design de interiores e depois some, desaparece para dar lugar a outra ou outras. Sendo assim, vamos começar a entender alguns pontos para saber se você vai gostar de conviver com o cinza na ambientação do seu quarto de casal.
1) O Cinza nem é considerado "cor", pois ele entra na categoria de Tons Neutros. A vantagem disso é que pode ser usado como suporte, ou seja, como base para outras cores e você sempre vai ter uma combinação bem feita e segura, mas o resultado dessa combinação precisa lhe agradar, pois pode estar lindo para os outros e você não gostar.
2) O Cinza contém pigmentos escuros, portanto, ele vai "engolir" luz; isso significa que você vai ter que cuidar com o tom que vai usar, porque ele tende a escurecer o ambiente. Sempre compre algumas amostras e passe na parede do seu quarto para ver o resultado in loco durante o dia e durante a noite. Nada, nada substitui o contato físico com a cor. Mesmo o tom mais claro de cinza, vai tender a escurecer teu quarto, ok?
3) Por ser um tom sóbrio, ele é considerado elegante - isso é algo cultural, mas funciona. No entanto, não significa que você vai ter um quarto clássico, não! Você pode criar qualquer estilo de ambientação com essa cor. O estilo virá da combinação de outros fatores, então, não se preocupe, pode usar, porque o cinza vai te dar liberdade para criar.
4) A convivência com qualquer cor tem que ser testada; às vezes, amamos uma parede pintada e daqui a 2 dias, não podemos mais olhar para ela, portanto, se você vai pintar sua parede de cinza, pinte uma parte da parede, tente conviver com ela. Se a sensação que surgir for negativa, mude até encontrar o que te faz bem. As cores influenciam demais o nosso humor e é melhor levar isso a sério rsrs
5) Lindo para você ou lindo para os outros? Isso é bem comum de acontecer e de nos confundir - eu falo por experiência própria como profissional de Consultora de Estilo e Cor. A gente vive vendo quartos maravilhosos, criações incríveis e, às vezes ,a gente acha lindo determinado coisa na casa dos outros, na revista, etc. e nada impede que tenhamos essa opinião, mas é bom pensar: EU GOSTO DISSO NO MEU QUARTO? Entendeu? A gente pode achar lindo uma decoração, mas não para colocá-la na nossa casa. Preste atenção nisso: Lindo para seu quarto ou Lindo para o quarto só da revista?
6) Agora vamos às combinações: pode tudo e o que vai limitar isso? O seu gosto pessoal e o clima que você quer para o seu ambiente. Vou dar algumas dicas:
- com cores em tons vibrantes: amarelo, verde, pink, laranja, etc., você tem algo eletrizante, uma decoração que é alto astral, mas só tem que lembrar que você vai querer descansar. Tudo bem que, depois que apagar as luzes, não existirão mais cores rsrs mas enquanto você ficar acordado, essa ambientação estaráte estimulando visualmente;
- com branco e beges: essa combinação é mais relaxante e você pode aproveitar para usar tecidos lustrosos, com brilho, colocar objetos em prata ou dourado e isso vai dar um toque especial;
- com madeiras claras: combinação aconchegante e acolhedora; principalmente se você reunir a madeira a texturas naturais como mantas e tapetes felpudos, quadros com molduras em madeira também; estampas sem cor como o toile-de-jouy ou até florais, geométricos;
- cores em tons pastel: rosa, turquesa, azul bebê, azul lavanda, verde menta são as combinações mais usadas atualmente e se você adicionar a isso, madeira clara e toques de prata ou dourado, vai ficar um luxo.
- cores de tons profundos como: vermelho queimado, bordô, violeta, verde musgo, azul marinho criam também combinações muito, mas muito bonitas.
- combinação com preto: usar diversos tons de cinza, mas branco e preto, principalmente em estampas clássicas como pied-de-poule, listras, touile-de-jouy, fica lindíssimo. Ao usar poás, por exemplo, você já obtém um look mais descontraído e feminino.
Você viu como o Cinza é ótimo na decoração e é um verdadeiro curinga? Agora é preciso saber se você gosta dele e qual tom ou quais tons você vai querer usar. Divirta-se, pois as Cores são ferramentas incrivelmente versáteis no design de interiores e ambientação.
Exemplo de: parede cinza + branco + bege + madeira
Exemplo de parede cinza + branco + preto + detalhes de estampas + bege (tapete)
Aqui a parede cinza foi usada com branco, preto e estampa, mas observe o piso de madeira escura: o visual fica mais "fechado", mas sério. Lembre-se de que tons escuros são sempre mais sóbrios
Exemplo de parede cinza com bordô + texturas lustrosas, brilhantes na cortina e roupa de cama
Exemplo de cabeceira e almofadas cinza bem clarinhas com branco e tons de bege claros também. Quanto mais claras as cores, mais "amigável" é o visual da decoração
Exemplo de parede e cabeceira Cinza com branco, bege e azul
A parede cinza chumbo ganhou combinação com branco e cores vibrantes como turquesa, tons de pink e laranja e estampa étnica colorida do tapete
Exemplo de combinação com cor vibrante que não chega a ser exagerada. O mais bacana é que a decoração deste quarto tem tons de bege, estampa azul na parede e toques de madeira. Perfeita!
Neste quarto, o cinza aparece me esmaecido, bem dissolvido e na combinação com tons pastel também de coral, turquesa e rosa. Note os detalhes em branco e cobre
A combinação que está em voga hoje é esta: cinza com rose quartz e cobre. Note o piso clarinho e as texturas naturais do enxoval.